Lançado originalmente em 2010, Funções dos Role-Playing Games: Como os Participantes Criam Comunidade, Resolvem Problemas e Exploram Identidade ganha finalmente sua versão em Português pela já conhecida parceria entre Provocare Editora, NpLarp e, agora, com o reforço do Selo Mancha.
Uma leitura fundamental nos estudos dos RPGs, do role-playing e dos jogos de representação em geral, o livro já é muito conhecido no Brasil - e agora se torna acessível a um público maior com a tradução do também pesquisador Tadeu Rodrigues Iuama, que também prefacia a edição. Em português e totalmente gratuito!
Funções dos Role-Playing Games faz uma abordagem analítica do mundo dos jogos de representação, fornecendo um arcabouço teórico para a compreensão de suas funções psicológicas e sociológicas. Às vezes descartado como escapista e potencialmente perigoso, o role-playing na verdade incentiva a criatividade, a autoconsciência, a coesão do grupo e o pensamento "fora da caixa". O livro também oferece uma observação participante etnográfica detalhada em role-playing games, apresentando entrevistas perspicazes com 19 participantes de jogos de mesa, live action e virtuais.
Sarah Lynne Bowman é acadêmica, designer de jogos e organizadora de eventos. Atualmente é professora sênior do Departamento de Design de Jogos da Universidade de Uppsala. Ela recebeu seu bacharelado e mestrado da Universidade do Texas em Austin em Rádio-TV-Filme, bem como seu doutorado da Universidade do Texas em Dallas em Artes e Humanidades. Além de Game Design, Bowman lecionou nas áreas de Humanidades, Inglês e Comunicação. Ela também foi Coordenadora do Programa de Estudos de Paz e Conflito no departamento de Estudos Interdisciplinares do Austin Community College de 2020 a 2022. Em Uppsala, Bowman é membro fundadora do grupo de pesquisa Transformative Play Initiative, que investiga o design e a prática de role-playing games como veículos de mudança pessoal e social.
Americana, Bowman, que hoje mora na Suécia e atua internacionalmente, é seguramente uma das maiores pesquisadoras acadêmicas da área e, sem dúvida, uma das maiores articuladoras também do cenário do Larp no mundo, com fortes relações inclusive com o Brasil - como a participação no Simpósio RPG, Larp e Educação, a publicação de artigos nas revistas Tríade e REU, o intercâmbio com Tadeu Rodrigues Iuama e Leandro Godoy e a participação no projeto Larpocracy - que terá uma de suas etapas realizada no Brasil, na programação expandida da COP30, em Belém.
Você pode fazer o download do livro em quaisquer das opções abaixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário