terça-feira, 25 de março de 2014

Larp Brasileiro no Knutpunkt


Como muitos já sabem, o Knutpunkt é a conferência internacional mais importante e influente de larp - e este ano acontece na Suécia, dos dias 3 a 6 de Abril. (Existem outras, como o Larp Simposium, na itália, o New York Living Games Conference nos EUA, o Gniales na França... só pra citar algumas.)

Todos os anos, junto ao KP, os nórdicos publicam pelo menos um livro com artigos inéditos sobre larp, procedentes de diversas partes do mundo. O livro deste ano The Cutting Edge of Nordic Larp, acaba de ser publicado, gratuitamente em formato PDF, em inglês. E há um artigo sobre o larp brasileiro, assinado por Luiz Falcão (eu), do NpLarp.


Novos Sabores no Larp Brasileiro: da Coca-cola à Caipirinha com Gelo Nórdico.

Colaboraram para a redação do artigo pesquisadores do NpLarp e diversos colaboradores (Luiz Prado, Wagner Luiz Schmit, Goshai Daian, Krisna Farnese, Paulo Merlino e outros). Alguns erros escaparam a versão final, que passou por 5 revisores (eu mesmo, o editor Jon Back, o tradudor Wagner Luiz Schmit e os revisores Ricardo Izumi e Tadeu Andrade) e já peço desculpas aos leitores quando os encontrarem.

New Tastes... é a primeira tentativa de organizar e estabelecer alguma coisa que se pareça com uma historiografia ou trajetória, mesmo que informal, do larp no Brasil. O foco, necessariamente, é a relação com o Larp Nórdico, por se tratar de uma conferência sobre o tema - o que levou a uma orientação a partir de alguns jogos e tradições, deixando muita coisa de lado ou apenas pincelada no artigo.

Além dos erros que possam ter escapado à revisão, tenho consciência que algumas injustiças ou enganos foram cometidos no texto - bem como imprecisões e falta de acuidade em muitos pontos. Mas o artigo é resultado de pelo menos 3 anos de pesquisa e representa grandes avanços em relação ao que foi publicado no LIVE! Guia de Larp. Convido a todos que tiverem qualquer apontamento sobre o conteúdo do texto - ou o que está faltando nele - a enviarem um email para mim (luizpires.mesmo [arroba] gmail.com) ou ao Núcleo de Pesquisa (nplarp.br [arroba] gmail.com) com o intuito de continuarmos escrevendo a memória do larp no Brasil.

Em breve, pretendo publicar uma versão do artigo em português (com direito a mais fografias) e ela já pode conter algumas revisões.

A versão em inglês está disponível a partir do link do The Cutting Edge of Nordic Larp na Nordic Larp Wiki.


MAIS LARP BRASILEIRO NO KNUTPUNKT

Este ano, como em 2009, Wagner Luiz Schmit irá representar o Brasil na conferência. Haverá ainda uma apresentação também intitulada "New Tastes in Brazilian Larp", onde participarei por teleconferência. Apesar de homônimos, os conteúdos do artigo e da apresentação terão focos bastante diferentes - e complementares.

Além disso, estamos preparando alguns jogos Brasileiros para serem apresentados pela primeira vez a uma audiência internacional. (Pensando bem, um grupo no Japão jogou Café Amargo este mês... Mas agora estamos falando do Knutpunkt!)

A PEDRA FUNDAMENTAL DO LARP NÓRDICO

A surpresa foi a publicação de um segundo livro, editado pelo trio Eleanor Saitta, Marie Holm-Andersen e Jon Back, entitulado The Foundation Stone of Nordic Larp que é uma coletânea de artigos "históricos" do knutepunkt, todos comentados com uma folha de rosto situando seu contexto e importância.

É um trabalho bastante relevante tendo em vista o recente crescimento da discussão internacional sobre a linguagem e a longa tradição dos países nórdicos. Todos os livros do Knutpunkt estão disponíveis gratuitamente em formato PDF, em inglês, mas nunca houve até então uma tentativa de organizar uma curadoria dos mais importantes textos ao longo desses mais de 10 anos de publicações e desenvolvimento da linguagem.

The Foundation Stone... é ao mesmo tempo um apanhado para os "preguiçosos" que não querem fazer suas próprias pesquisas na amplamente disponível tradição literária especializada dos nórdicos, rs, quanto uma revisão crítica necessária e muito bem vinda em um momento de efervescência como nunca antes parece ter sido vivido na história da linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...