sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Defesa de mestrado de Tadeu Rodrigues Iuama

No dia 18 de outubro, terça-feira, Luiz Falcão e Luiz Prado estiveram na Uniso, Universidade Sorocaba, para assistir a defesa de mestrado do companheiro Tadeu Rodrigues Iuama, o Barba.

Conhecemos o Barba em 2013, quando levamos o Boi Voador para um evento onde o Taberna Terra Rasgada - grupo do qual ele faz parte - estava organizando a programação de RPG. Tendo conhecido o Falcão em um grupo de Facebook ligado a RPG, sabia que ele fazia esse tal de live-action. Foi um convite despretensioso...

Naquele mesmo dia, após uma palestra do NpLarp, ele e outros parceiros foram jogar para ver o que é que era esse tal de larp que fazíamos! Foi possivelmente o "Boa Noite Queridinhas" mais longo que já jogamos. Muitos daqueles jogadores dizem até hoje que foi uma experiência transformadora. Para o Barba talvez tenha sido a mais transformadora dentre todos.

Algumas participações em eventos, muita jogatina, bate-papo, visitas, podcasts, mais jogatina, mais bate-papo, trocas de bibliografia, etc, etc, etc... * E três anos depois (o primeiro contato foi 11 de outubro de 2013) lá está o Barba defendendo sua dissertação sobre larp.

10. Com louvor. Indicado à publicação. Indicado à continuidade da pesquisa no doutorado.

A primeira dissertação sobre larp na área da comunicação. A mais completa revisão bibliográfica sobre larp já feita. Um projeto de pesquisa absolutamente estimulante.

Um momento histórico para o larp - e para os envolvidos nessa história de paixão.

Ao novo mestre, nosso muito obrigado.

A todos os demais: o centro da pesquisa foi o larp Sê um viajante numa noite de inverno, do companheiro Luiz Prado.

A pesquisa Processos comunicacionais nos jogos narrativos: A relação entre o roleplay e as histórias de vida dos Players, de Tadeu Rodrigues Iuama já pode ser acessada no site da Uniso.

A orientadora Monica Martinez, Tadeu Rodrigues Iuama, e os professores Jorge Miklos e Miriam Cris Carlos. (Foto: Gisele Souza)



* Há alguns registros dessa parceria. Postamos um breve relato sobre nossa participação no evento Fantasy Arts em 2014, onde realizamos diversos larps e roleplaying poems. Estivemos duas vezes no Panzercast, o podcast onde o Barba é um dos apresentadores: um programa especial sobre larp e outro sobre o larp Ouça no Volume Máximo.

Um comentário:

  1. Eu gostaria de agradecer mais uma vez por todo o apoio que o nplarp têm cedido generosamente! Obrigado, Falcão. Obrigado, Prado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...