sexta-feira, 8 de julho de 2011

EDULARP - O LARP com fins educacionais.

Outra classificação do Live Action Roleplay é o Edularp, o qual tenho me relacionado mais intimamente. Muitas conversas rolaram nas reuniões realizadas no Boi Voador antes mesmo do projeto NPLarp ser aprovado pelo VAI - valorização a iniciativas culturais. Pensar em LARP como uma forma de arte me animou bastante. Achei muito interessante como existem várias vertentes de estudos sobre o LARP, desde apenas para recreação até formação critica de um cidadão. No ano de 2010, eu estava recém formada em Rádio e TV, e procurei por um curso rápido de cenografia, o qual me levou a trabalhar para a Confraria das Idéias como aderecista. Depois de um ano com estes trabalhos artísticos decidi entrar em um novo curso de graduação, e desta vez escolhi artes visuais.

Na universidade falaram sobre a possibilidade de iniciação científica, e logo me animei para tratar do LARP como uma manifestação artística. Mas aos poucos fui pesquisando e encontrei outro caminho que me interessou ainda mais: O EduLarp - Nome dado ao live action com fins educativos. Nesta pequena pesquisa me deparei com inúmeros trabalhos de professores que utilizam o roleplay como uma ferramenta educacional. Escrevi e enviei o meu pré-projeto para a universidade no final de maio e lá vou focar no estudo do Larp como uma ferramenta para a mediação de obras de arte.
 

O uso do Roleplay como um método de ensino-aprendizagem formal e informal tem aumentado, tanto no trabalho com jovens como no trabalho com adultos. Vivenciar Roleplay em um contexto educacional fornece uma série de possibilidades de temas e aplicações.
É o que o grupo ELIN Education-larper’s International Network acredita, esse é um grupo de Larpers que trabalham com educação, e querem utilizar o LARP como uma ferramenta. Este grupo têm inclusive realizado conferências, que ocorrem um dia antes Knudepunkt, abordando temas relacionados ao ambiente educacional, com apresentações teóricas e discussões para promover o intercâmbio entre educadores e pessoas interessadas em pensar LARP como método pedagógico.

Este é um vasto campo dentro do universo do Larp, e ainda temos muito para ler e pesquisar. Existem ainda muitos artigos, inclusive no knudepunkt sobre esta vertente. Mas traremos isto em outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário